domingo, 25 de abril de 2010

Promoção de vendas.Capítulo final

Pessoal, hoje encerramos nossa participação em promoção de vendas, apresentarei as referências bibliográficas e o glossário do conteúdo deste nosso aprendizado em conjunto com minha experiência profissional. Espero que minha tese tenha de alguma forma ajudado aos meus leitores e estudantes deste seguimento. Ela fica no meu blog por tempo indeterminado para ser consultada. Gostaria também de dizer que recebi convites para que minha tese se tornasse um livro, mas não é o meu objetivo. Este blog tem por meta passar adiante a minha experiência, isto porque muitos dos meus leitores sabem que eu sou também um editor, o que não seria ético de minha parte.Vamos falar muito mais sobre vendas, promoções e marketing, principalmente no que se refere ao pruduto livro e as grandes transformaçãoes que vem por ai. Gostaria de fazer um comentário sobre as menssagens que deixo a cada postagem. Estas respeitam as crenças de cada ser humano em nosso planeta, elas são tiradas do livro "Um Curso em Milagres" da Editora Abalone. Registro aqui que tais ensinamentos me ajudaram muito e continuam me ajudando.


 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



COBRA, Marcos. Administração de Marketing. – 808 páginas - São Paulo : Atlas, 1992.


KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 4. ed. – 308 páginas - São Paulo : Futura, 1999.

LEGRAIN, Marc. Promoção de vendas. – 198 páginas - São Paulo : Makron Books, 1992.
ROCHA, Angela da. CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. ed. – 284 páginas - São Paulo : Atlas, 1999.

SIMONI, João de. Promoção de vendas. – 276 páginas – São Paulo : Makron Books, 1997




GLOSSÁRIO


. Above-the-line- linha que separa a propaganda da promoção ( below-the-line / under-the-line).



. Advance premium- prêmio concedido antecipadamente, antes da compra.



. Allowance – bonificação, verba alocada para promoção dos produtos.



. Award- prêmio conferido



. Back light- peça promocional retroiluminada.



. Back-projection- sistema de projeção feita por trás de tela transparente.



. Banded pack – acoplamento de brinde a embalagem, oferecido gratuitamente no ato da compra.



. Banner- peça promocional de papel, tecido ou plástico, bandeirola impressa em ambos os lados ou em um apenas, contendo mensagens de promoção do produto.



. Bellow-the-line- todas as promoções de venda são consideradas bellow-the-line, ou seja, abaixo da linha. Ermo usado em agências, para definir veículos promocionais que não caracterizam pagamento de comissões.



. Benefit- benefício representando a vantagem promocional a ser usada como enfoque de apelo promocional.



. Billing- faturamento cobrado pela agência de promoção ao cliente, incluindo todas as despesas com a campanha.



. Blimp- inflável gigantesco, reproduzindo a imagem do produto.



. Blister- embalagem de plástico transparente, com base rígida, contendo no interior os produtos de promoção.



. Bônus pack- embalagem oferecendo bonificação, ou seja, quantidade a mais do produto como promoção.



. Brand image- imagem de marca.



. Brief- resumo das instruções e informações fornecido a agência pelo cliente.



. Broaside- folheto promocional contendo todas as informações e esforços da campanha, assim como os produtos, por ocasião do lançamento. Esta peça ajuda na argumentação e motivação da venda.



. Business gifts- brinde/ lembrança para facilitar as relações de negócios.



. Button / pin- peça promocional no formato de botão, alfinete, broche, ou assemelhada, reproduzindo a marca ou mensagem sobre o produto.



. Case card- cartaz sobre cartão com sistema de encaixe para afixação nas caixas de embarque de mercadorias.



. Check-out- balcão, local de controle de saída de supermercados ou lojas, onde está a caixa registradora. Neste lugar é explorada a exposição de pequenos produtos, fazendo a venda por impulso.



. Cooperative promotion- promoção realizada com parceria do canal de vendas.



. Container premium- embalagem reutilizável oferecida como brinde.



. Contest- concurso, esquema de competição, na qual os participantes ganham prêmios.



. Counter card- pequeno cartaz colocado sobre o balcão de vendas, para colocar produtos, amostras ou folhetos.



. Coupon- espaço reservado no impresso, rótulo, cinta ou no envoltório da embalagem do produto, que pode ser destacado através de uma linha potilhada, a linha de corte. Este será usado como certificado que dará direito a brindes, prêmios e presentes.



. Coupon booklet- coletânea de diversos cupons em um só livreto.



. Cross sampling- técnica de promoção de amostragem cruzada, em que o produto forte puxa a venda do outro produto.



. Dealer- revendedor, distribuidor, que adquire produtos diretamente do fabricante para venda direta no varejo.



. Dealer aid- material promocional usado pela equipe de vendas do distribuidor.



. Dealer help- material que o fabricante fornece ao distribuidor para ajudar nas vendas.



. Direct mail- mala direta.



. Display- peça de exposição dos produtos no ponto-de-venda, pode ser de chão ou balcão.



. Door-to-door sampling- técnica de amostragem com distribuição porta a porta.



. Event sponsorship- patrocínio de eventos, normalmente de características esportivas.



. Facing- Linha de frente de apresentação de produtos. Diz-se a melhor exposição facial de produtos, exibidos aproveitando-se o melhor local e forma de apresentação conjunta.



. Fee- sistema de remuneração que ocorre nas relações clientes/agências, com valor fixo mensal ou conforme trabalho executado.



. Folder- folheto promocional, composto de uma folha, contendo uma ou mais dobras.



. Free-in-the-mail-offer- brinde enviado ao consumidor, com resposta paga pelo promotor.



. Game- atividade competitiva, desenvolvida através de habilidade ou fator sorte.



. Gift-pack- embalagem com brinde, a qual é oferecida gratuitamente pelo fabricante ao consumidor.



. Gimmick- truque , atrativo para chamar atenção a favor de produtos, serviços ou idéias.



. Good will- conquista de boa vontade, opinião e comentários a favor de empresas ou produtos.



. Heavy- users – grupo de grandes consumidores fiéis ao produto.



. In-ad-coupons- cupons promocionais colocados em anúncios.



. In-pack offer- promoção em que o brinde vai no interior da embalagem.



. In-store promotions- promoções realizadas no interior da loja, normalmente com exclusividade para algumas lojas.



. Joint promotion- atividade promocional envolvendo mais de uma empresa, casando seus interesses comerciais.



. Licencing- autorização para uso de um determinado personagem com exclusividade.



. Light-users- consumidores que usam o produto com baixa freqüência.



. Médium-users- consumidores médios que usam o produto com mais freqüência.



. Móbile- peça promocional usada de forma suspensa, fixada por fios.



. Neak pack premium- brinde entregue ao consumidor no ato da compra como presente, sem nada haver com o produto adquirido.



. Near-pack premium – brinde oferecido ao consumidor na hora da compra, que fica perto do produto em displays, pilhas ou outro local.



. Obler- peça suspensa promocional para chamar atenção do produto na gôndola.



. On-pack offer- promoção no qual o brined é colocado em cima do produto.



. Painel traseiro- promoção utilizando o verso da embalagem do produto para se transformar em peça de utilização posterior, presente, ex: jogos, montagem de peças, etc.



. Paint of Sales- local onde a venda é realizada.



. Pôster- cartaz de grandes dimensões.



. Premium- mercadoria oferecida ao consumidor no ato da compra para estimular a aquisição, não sendo brinde, pois não é gratuito.



. Pré-pack- embalagem de embarque que se transforma em display.



. Price-offs- redução de preço.



. Price-off-coupon- cupon com desconto marcado no produto, facilitando a comunicação e cumprindo com a função do controle dos resultados.



. Prize- prêmio oferecido em concurso, a título de recompensa.



. Pull promotions- estratégia promocional para tirar produtos da prateleira.



. Push promotions- é o oposto do pull promotions, tem a finalidade de estqocar o máximo no ponto-de -venda.



. Rebate/refund- bonificação, abatimento, desconto com imediata devolução, após a compra do produto.



. Redemption- serviço de resgate e controle de retorno de cupons.



. Reduced price pack-rpp- embalagem de produto com preço reduzido.



. Retail- venda a varejo.



. Sampling- amostras para distribuir gratuitamente no mercado um novo produto.



. Self liquidating premium- promoção em que o preço fica reduzido, auto-amortizável, onde o consumidor se estimula a comprar, por se tratar de preço inferior ao do mercado.



. Shelf-talker- peça colocada na área de exposição em gôndolas, prateleiras, etc. Fala rapidamente com o consumidor.



. Shrinck-pack- embalagem feita em filme encolhível, normalmente usadas para agregar brindes.



. Sketch – ação criada onde participam muitos personagens ou atores, para transmitir mensagens promocionais aos participantes de convenções, eventos, etc.



. Splash- chamada promocional vibrante, usada em embalagens, cintas, rótulos, etc, para chamar a atenção do consumidor.



. Sticker- adesivo com mensagem.



. Stopper- peça fixada no sentido tranversal a exposição, para chamar atenção.

. Stunt- peça criada para chocar o consumidor, com efeitos especiais.



. Sweepstakes- jogo de apostas em corridas de cavalos, com bilhetes numerados e selecionados através de sorteios.



. Tag- etiqueta, contendo mensagens promocionais sobre o produto.



. Target group – público alvo da promoção.



. Teaser- estartégia de predispor o público-alvo antes do lançamento do produto.



. Tié-in-promotion- esforços conjunto de um ou mais clientes para promover seus produtos ou serviços.



. Tin-top- peça promocional normalmente afixada nas tampas das embalagens.



. Totem- peça de exposição vertical, alta, ocupando pequeno espaço no solo.



. Trade – comércio em geral.



. Trade coupons- cupons com desconto, bonificação,etc. São oferecidos pelo canal de distribuição.



. Trade offers- bonificações ou descontos concedidos oferecidos na compra da mercadoria.



. Trading stamp- selo oferecido no ato da compra para estimular novas compras.



. Trial- teste experimental de produto.



. Wholesale prices- Preços de atacado para atacadistas.


Bibliografia:Tese da Pós em administração de empresas(UNISA)
Autor: Roberto Raimundo

Messagem do dia: A salvação é minha única função aqui.A minha função aqui é perdoar o mundo por todos os erros que tenho feito.Pois assim sou liberado de todos eles com todo o mundo(Um curso em milagres)

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