domingo, 6 de dezembro de 2009

Capitulo I-Promoção de vendas

                                                                CAPITULO I    
                                                     A PROMOÇÃO DE VENDAS 
A promoção de vendas é um conjunto de métodos e recursos com o objetivo de aumentar as vendas de um produto ou serviço, durante um período determinado.Como produto podemos considerar mercadorias, serviços ou idéias.
Na promoção de vendas é a empresa que acompanha seu produto ao ponto de venda, isto é,até o último momento onde o consumidor pode ainda ser convencido a modificar sua decisão de compra em favor do produto.Segundo Legraim(1992), a promoção de vendas age por diferentes meios: a comunicação ao transmitir informações contidas pela propaganda, estímulo, ao oferecer além do produto um elemento   suplementar, sensibilizando o consumidor a solicitação ao incitar o consumidor agir imediatamente,a limitação no tempo, ao demandar uma decisão de compra rápida ou imediata para aproveitar as vantagens oferecidas.A promoção de vendas prepara o caminho da execução das vendas.Envolve sempre atividades e coordenação de esforços objetivando a realização das vendas. Diferencia-se das vendas pessoais e,portanto, do vendendor, por se tratar de uma técnica para favorecer  as vendas em massa e que objetiva o preparo sistemático para a venda em grande escala, a qual sera decorrente de um planejamento de suas ações com as vendas, em estreita ligação com o campo da comunicação. A promoção de vendas é o fato latente, enquanto a venda é o fato consumado.É semear enquanto a venda é colheita.Vendas tem como finalidade fechar negócios e a promoção tem como incubencia abrir oportunidades. Como se observa, a promoção de vendas é um termo que se autoexplica e que se basta. Há ainda várias definições que merecem nossa atenção. Algumas boas, outras razoaveis, outras ultrapassadas e outra ainda que não consiga conceituar e dimensionar adequadamente a sua atividade recurso das políticas de consumo e objetivos.



Recursos da política de consumo






Promoção de vendas - obter uma reação de compra imediata, visar curto prazo, desestabilizar os clientes fiéis à concorrência.






Marketing direto - vender diretamente ao consumidor, reativar clientes e prospectar através de contatos diretos.






Publicidade - informar o consumidor, criar imagem de marca, criar demanda, visar o longo prazo.






Patrocínio - objetivo de notoriedade, integrado em uma política de longo prazo.






Relações com o público - integrar a empresa em seu ambiente econômico, político e social, fornecer uma informação objetiva e motivante aos diferentes públicos da empresa.

Bibliografia:
Tese da pós em administração  de empresas (unisa)
Autor: Roberto Raimundo

Mensagem do dia:
Eu descanso em Deus hoje e deixo que ele trabalhe em mim e através de mim, enquanto descanso nele em quietude e em perfeita certeza.